A ansiedade caracteriza-se pelo sentimento de angústia decorrente de preocupações excessivas, recorrentes, persistentes e desproporcionais ao que as despertou. Dentre os muitos sintomas que uma pessoa que sofre de ansiedade tem, podemos encontrar: inquietação, grande irritação, alteração no sono, dificuldade para se concentrar e dificuldades sexuais.
Esse sofrimento pode atrapalhar seus relacionamentos, prejudicar sua atuação profissional e até mesmo provocar uma incapacitação na realização de atividades cotidianas.
É de extrema importância um adequado tratamento para a pessoa que está sofrendo com ansiedade para evitar o desenvolvimento de outros transtornos psicológicos como a depressão, a ansiedade generalizada, fobias e alguns problemas físicos, como os cardíacos.
A psicoterapia psicanalítica pode auxiliar no reconhecimento dos sentimentos, que inicialmente são chamados de angústia, ansiedade e desconforto, atribuindo outros significados de acordo com os sentidos que o paciente consegue conferir às suas vivências. Novas significações aos sentimentos poderão abrir possibilidades mais tranquilas de viver e de se relacionar.