A timidez ou inibição social é o desconforto ou sentimento de inibição em situações de interação com outras pessoas, principalmente pessoas desconhecidas. A timidez só representa um problema quando prejudica o alcance dos objetivos pessoais e profissionais, podendo causar um importante empobrecimento da qualidade de vida do sujeito.
Timidez ≠ introversão
Caracteriza-se por introversão uma menor necessidade de contato social. É quando a pessoa gosta de ficar em ambientes mais reservados e sem a companhia de outras pessoas. Geralmente não há sofrimento pessoal associado a essa característica de personalidade.
A timidez envolve o desconforto e o receio ao interagir socialmente. Há uma grande preocupação com o que as outras pessoas pensam sobre suas atitudes, com o julgamento que eles fazem.
Estudos apontam para a possibilidade de haver predisposições genéticas que tornam algumas pessoas mais propensas a desenvolverem a timidez. Outro fator que fortalece esse aspecto da personalidade são as experiências de vida. Uma infância com pais negligentes pode favorecer que a pessoa se sinta insegura e tímida ao enfrentar situações desconhecidas, principalmente no contato social. Talvez as pessoas tímidas tenham uma maior sensibilidade aos estímulos externos, o que os tornam mais intensos e ameaçadores.
Uma forma de diminuir a rigidez e os prejuízos causados pela timidez é a vivência de uma psicoterapia psicanalítica, por esta possibilitar uma modificação no funcionamento psíquico. Por meio desse processo de autoconhecimento, a pessoa poderá identificar suas fantasias limitantes, bem como suas habilidades pessoais e sociais para, assim, fortalecer sua autoconfiança.
Quando há uma exarcebação da timidez e uma limitação maior das atividades sociais, pode-se considerar então que tenha desenvolvido uma fobia social, quadro mais grave, que muitas vezes necessita de um tratamento psiquiátrico associado à psicoterapia.
Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social
Transtorno de ansiedade social, ou como é popularmente conhecido fobia social, é um transtorno descrito no manual de doenças DSM-V e tem como principal sintoma uma ansiedade sem medida, um medo irracional do contato social. A principal preocupação é de viver situações de exposição pessoal em que possa sofrer algum tipo de julgamento ou humilhação.
O sentimento é intenso e limitante, já que impede que a pessoa tenha uma vida social ativa em que frequenta lugares públicos ou até mesmo reuniões com poucas pessoas.